segunda-feira, 29 de outubro de 2007

VOCE GOSTA DE FAZER GINÁSTICA? ENTÃO LEIA

ESTE DOCUMENTO É UM RESUMO DE TRABALHO APRESENTADO COMPOSTO DE 10 PÁGINAS CONTENDO NO ORIGINAL EXTENSA REFERENCIA NO FINAL

Suplementação de Ácidos Graxos Ômega-3 ou Triglicerídios de Cadeia Média Para Indivíduos em Treinamento de Força

Carlos Alexandre Fett - Universidade Federal do Mato Grosso
Angela Petricio; Nailsa Maestá; Camila Correa; Adalberto José Crocci; Roberto Carlos Burini - Universidade Estadual Paulista

Resumo

Neste estudo tivemos por propósito avaliar os efeitos dos ácidos graxos ômega 3 (W-3) e triglicerídios de cadeia média (TCM) sobre a força de indivíduos em treino hipertrófico de musculação. O estudo foi dividido em duas fases principais: a) fase pré-suplementação (F1) com duração de 28 dias. Foi feito um ajuste dietético isocalórico e perdurou por todo o estudo, com 1.5 g de prot/kg/dia e nível de energia não protéica de 31-35 kcal NP/kg de proteína, e a proporção de kcal glicídica/kcal lipídica de 4.0 à 8.0. Esta fase teve como propósito ajustar o treinamento e dieta dos indivíduos.

... O G W-3 teve um aumento significativo na testosterona total e livre após a atividade exaustiva no M2 e nos valores basais de HCO3. O G TCM aumentou a testosterona total no mesmo momento. Concluiu-se que no período suplementado o aumento de força foi significativamente maior que no pré-suplementação.

... O aumento de força dá-se concomitante ao aumento da massa muscular, embora não dependa apenas desse mecanismo, tendo o fator neuromuscular grande importância. Primeiramente, o ganho de força dá-se pelo aprendizado do movimento e adaptações neuromusculares.

... São ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa com duas ou mais duplas ligações, e a última dupla ligação no 3º carbono a partir do último (W) da molécula (Grundy, 1996). O ácido linolênico, com 18 carbonos e três duplas ligações (18:3), é o principal representante W-3 e pode ser encontrado principalmente nos fitoplânctons marinhos de locais frios, nos peixes que se alimentam deles, e nos óleo de vegetais de linhaça e canola.

... As principais fontes de TCM são, o leite humano, óleo de coco (grifo nosso), óleo de palmeira e consistem de ácidos graxos saturados com comprimento de cadeia de 6,8,10 e 12 carbonos (Linscheer & Vergroesen, 1994). São compostos principalmente de octanoato e decanoato com alto valor energético (8.3 kcal/g) (Yeh & Zee, 1976).

... Os TCMs são rapidamente hidrolisados tendo pequena participação pancreática. Os seus ácidos graxos são absorvidos diretamente para a circulação portal e transportados pela albumina. São oferecidos para as células e não necessitam de carnitina para adentrarem na mitocôndria, sendo, portanto oxidados mais rapidamente que os ácidos graxos de cadeia longa, parecendo mais ao metabolismo dos carboidratos (Bucci, 1993).

... Assim, em resumo, os TCMs têm no mínimo quatro propriedades de interesse para o desempenho físico: 1) fonte de energia facilmente disponível; 2) mobilizam estoques de gordura corporal; 3) aumentam a taxa metabólica e 4) poupam a massa muscular (Bucci, 1993). Essas propriedades são desejáveis tanto para os atletas de resistência de longa duração como para os atletas de força. Possivelmente os TCMs possuem um efeito anticatabólico por sua fácil conversão energética, poupando a massa muscular de perda tecidual na conversão dos aminoácidos em calorias, a exemplo do que ocorre com os carboidratos. Uma vez que eles podem evitar ou diminuir o catabolismo muscular, possibilitam o aumento da taxa metabólica de repouso, com maior mobilização de gordura.

... Observou-se um significativo aumento de força para ambos os grupos, sem alterações significativas para o GH e o grupo TCM não alterou a testosterona. O GH e a testosterona não têm um efeito direto, mas sim estimulam o fígado a produzir e liberar IGF-1 (Insulin Like Growth Factors - fatores de crescimento tipo insulina) (Grunding & Bachmann, 1996), sendo suas ações sobre o músculo ao menos parcialmente secundárias ao IGF-1.

... O aumento de GH pode influenciar o ganho de massa muscular, força e a queima de gordura, especialmente naqueles indivíduos deficientes e que recebem uma suplementação alimentar (Vittone et al., 1997).

... No presente estudo houve um aumento na massa muscular de 1.4 kg para o grupo W-3 e de 2 kg para o TCM, no período suplementado. Houve um concomitante aumento da força, estabelecido pelo teste de 1 RM, sendo que, na fase suplementada (F2), o aumento foi significativamente superior em relação à fase não suplementada (F1).

... Conclusão

A fase suplementada teve um aumento significativo nas cargas do teste de 1 RM não apresentando diferença entre os grupos, sugerindo efeitos ergogênicos dos ácidos graxos W-3 e TCM. Não se pode todavia, descartar os efeitos retardados do treinamento pela falta de grupo controle.

ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM - Podem ser usados com vantagens na alimentação de atletas de esforço máximo.

Serão armazenados na célula (nas mitocôndrias que são organelas encarregadas de armazenar e processar moléculas de CBO e de gordura) e utilizados (oxidadas) sem uso de insulina com liberação do dobro de energia, pois são lipídeos.

Excelente para praticantes da musculação, caminhadas diárias, praticantes de esportes, maratonistas e ciclistas. Triglicerídeos de cadeia curta e média + hidratos de carbono em pequena quantidade, para dar a partida. Há estudos a respeito.

O ÓLEO DE COCO EXTRAVIRGEM – PRENSADO A FRIO, PODE SER USADO COM VANTAGEM SOBRE, OU ASSOCIADOS AOS, CBO (MEL DE ABELHA) NO FORNECIMENTO DE ENERGIA EM ATLETAS QUE EXERCEM ESFORÇO MÁXIMO E DE LONGA DURAÇÃO. Há uma vasta referência bibliográfica sobre o assunto.


COPRASUL - REVENDEDOR DO OLEO DE COCO EXTRAVIRGEM COPRA - prensado a frio FONE: (41) 3288-7828

Um comentário:

Carlos Paiva disse...

Ótimo conteúdo, meus parabéns!!!